Dar armas de brinquedo para crianças?

Silvia Mantovani Puccinelli
2 min readOct 11, 2021

--

Imagem: https://www.goias.gov.br/servico/109104-mais-de-500-armas-de-brinquedo-sao-incineradas.html

Nessa semana entrei em um pequeno conflito com uma pessoa que acredita que dar uma arma de brinquedo para uma criança não tem nada de mais. Discordo.

Fiquei escolhendo e validando meus argumentos, veremos se vocês concordam comigo.

Bom, analisamos desde o início:

Por que as crianças brincam?

As brincadeiras são como treinos e preparação para a vida adulta. Brincadeiras não são privilégio de filhotes de seres humanos, são comuns entre outros filhotes também.

Recentemente assisti uma série mostrando as brincadeiras dos animais e a finalidade delas que é, basicamente, o preparo para a vida adulta, desenvolvimento de habilidades que serão utilizadas posteriormente. “Quase todos os mamíferos jovens brincam, geralmente com outros da mesma espécie. Eles fazem isso para o desenvolvimento físico, social e cognitivo e também para praticar habilidades, como a caça, fundamental na vida adulta”[1].

Para os filhotes de humanos, a brincadeira diminui a ansiedade, expressam suas emoções, medos, demonstram como estão observando o mundo, há troca de afetividade, conhecimento, interação social. Brincando, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação, estimula o aprendizado.

Crianças brincam com qualquer coisa, veja os bebes nos armários da cozinha, como se divertem!

Lembro de quando era criança e das minhas brincadeiras. Sabe aquela plantinha, quebra pedra? Virava ela de ponta cabeça e se transformavam em princesas. Quebrava o caule fino e puxando virava um cabelinho enrolado. Passava horas no jardim, brincando assim. Doces lembranças.

Pois bem, quando damos uma lousa e giz para uma criança valorizamos o ensino, despertamos em algumas crianças o desejo de ser professor(a), quando damos a boneca, desperta o sentido de cuidar, de acalentar, de proteger. Quando damos um jogo de blocos, promovemos futuros(as) engenheiros. Bolas, despertam a vontade de serem jogadores, de praticarem esportes. Quando damos estojos de médico, quem sabe teremos um(a) na família, mais tarde.

E quando damos uma arma?

O que estamos estimulando? Que ele brinque de mocinho e bandido? Normalizamos a morte? Matar é legal? Matar é bom? Matar é divertido?

Mesmo que seja uma pistola de água, qual é a mensagem? Na imaginação da criança o que é a água?

Pode ser que meu pensamento esteja sendo limitado pela minha ignorância psicológica acerca do que a morte representa para uma criança. No entanto, não consigo deixar de ver assim e jamais daria uma arma de brinquedo para uma criança, principalmente armas que lembram revolveres, pistolas, fuzis e semelhantes.

Algumas imagens me veem à cabeça, aquele jogador de futebol brincou de bola quando criança, assim como aquele cara que porta um fuzil na biqueira, provavelmente brincou com arminhas quando era criança…

[1] https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2020/10/caes-domesticos-lobos-primitivos-brincavam-com-humanos-evolucao

--

--

Silvia Mantovani Puccinelli
Silvia Mantovani Puccinelli

Written by Silvia Mantovani Puccinelli

Reavaliando e ressignificando a vida, revendo conceitos, preconceitos e escrevendo. @silviamantovani00, http://www.silviapuccinelli.com/

No responses yet